SOBRE A PESQUISA






A pesquisa teve início no Programa de Pesquisa em dança contemporânea, na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Curitiba/PR), onde os criadores-intérpretes foram residentes no primeiro semestre de 2008, ficando em cartaz de 25 de junho à 13 de julho, de 2008. Parte do trabalho, foi apresentado em seguida no XXVI Festival de Dança de Joinvile, onde foi premiado em terceiro lugar, na categoria contemporânea-duo-avançado.



A idéia central da pesquisa é o uso da ironia como forma de comportamento. Através deste olhar, interessa uma estética do “estranho”, do estranhar-se. Pesquisa que tem como referência para sua criação o cinema mudo, o dramaturgo alemão Heiner Müller, o coreógrafo francês Phillipe Decouflé, o grupo de dança catarinense Cena 11, a estética punk cabaré, fragmentos de textos pessoais, como também Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol e Relações Perigosas, de Choderlos de Laclos.





A dança e o teatro compõem a linguagem da obra, ambas são importantes para a pesquisa e criação de novas formas de expressão. Acredita-se na dança como forma de existir, de comportamento; andar ou estar parado não são mera execução de movimentos, apontam uma identidade em construção e adaptação. Na mesma linha, o teatro é entendido como acontecimento no espaço/tempo da encenação, onde todos os elementos da cena tem igual importância para a construção poética e estética da obra.
Sem notícias de ti, mon cher torna-se metáfora em sua manifestação, o corpo diz coisas e gera dúvidas, porque ficar sem notícias é algo muito misterioso, que se deseja desvendar. A ausência de notícias requer coragem de se desestabilizar. Pode-se perder a referência durante anos de vida e daí qualquer continuidade é na verdade uma reorganização a partir do zero, ganha-se o inesperadamente novo. Estar perdido, sem notícias, sem saber como agir, como falar, como sofrer, sem saber... procurar formas de estar sendo.
Através de uma brincadeira misteriosa e cruel, Sem notícias procura formas para estranhar-se, acompanha chá de jasmim, uma luta de facas e traveseiros pulantes lambusados de sangue.







Eu estou sem notícias de ti, mon cher...



estou inquieto.

Nenhum comentário: